AD Sense assíncrono

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

10 dicas para vencer a insônia. Melhore a qualidade de seu sono.

Insônia significa dificuldade para dormir. Geralmente, esse problema melhora mudando-se alguns hábitos. Dormir bem, ter uma boa noite de sono e acordar bem disposto no dia seguinte contribui significativamente para uma boa qualidade de vida.

Contando carneirinhos para domar a insônia e melhorar a qualidade de vida
by Roberto M.
A qualidade de vida de uma pessoa está diretamente ligada à qualidade do seu sono.
É enquanto o ser humano dorme, que seu organismo realiza suas principais funções, tais como: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Portanto, uma noite bem dormida é essencial.

O primeiro passo para uma boa noite de sono é respeitar as famosas 8 horas de sono. Dormir muito mais que isso não será melhor e pode significar algum distúrbio. Dormir menos que isso poderá trazer problemas para a qualidade de vida.

Continuidade e profundidade do sono são aspectos essenciais.  Cada estágio do sono tem sua importância fisiológica. É fundamental dormir bastante nas fases mais profundas. Isso vai melhorar a qualidade do sono.
A insônia pode afetar todo esse processo e a qualidade de vida se deteriora.

INDÍCIOS DE UMA NOITE DE INSÔNIA

Pode-se dizer que uma pessoa tem insônia se apresentar, regularmente, os seguintes indícios:
1 - dificuldade para dormir;
2 - acorda várias vezes durante a noite;
3 - fica acordada por longo tempo durante a noite;
4 - acorda no meio do sono e não consegue voltar a dormir;
5 - sente cansaço depois de acordar;
6 - dificuldade em cochilar durante o dia, mesmo cansado;
7 - sente cansaço e irritação durante o dia inteiro;
8 - dificuldade de concentração durante o dia devido ao cansaço

10 DICAS PARA VENCER A INSÔNIA

Mudanças simples, de estilo de vida, podem fazer um mundo de diferenças para a qualidade do sono.
Siga estas 10 dicas para uma noite mais repousante.

1 - Mantenha 8 horas regulares de sono
Ir para a cama e levantar-se aproximadamente sempre na mesma hora, todos os dias, irá programar o corpo para dormir melhor. Deite-se no momento em que se sinta cansado e com sono.
2 - Crie um ambiente duradouro para dormir
Seu quarto deve ser um lugar tranquilo para descansar e dormir. A temperatura, a iluminação e o ruído devem ser controlados para que seu ambiente de quarto o ajude a dormir (e continuar dormindo).
3 - Certifique-se de que sua cama esteja confortável
É difícil dormir confortavelmente sobre um colchão que é muito macio ou muito duro, ou em uma cama muito pequena ou velha.

4 - Faça exercícios regularmente
Exercícios básicos moderados, como a natação ou a caminhada, podem ajudar a aliviar a tensão acumulada ao longo do dia. Certifique-se de não fazer exercícios vigorosos, como corrida ou academia, muito perto da hora de dormir, pois podem atrapalhar o sono ao invés de ajudar. Adeque-se à sua conveniência.
5 - Reduza a cafeína
Reduzir a cafeína no chá, café, bebidas energéticas ou colas, especialmente à noite. A cafeína interfere no processo de adormecer e também evita o sono profundo. Em vez disso, consuma uma bebida morna, láctea ou chá de ervas.
6 - Não se alimente, nem beba, excessivamente
Muita comida ou álcool, especialmente tarde da noite, pode interromper seus padrões de sono. O álcool pode ajudá-lo a adormecer inicialmente, mas irá interromper seu sono logo depois.
7 - Não fume
A nicotina é um estimulante. Os fumantes demoram mais para adormecer, eles acordam com mais frequência, e muitas vezes têm o sono mais interrompido.

8 - Tente relaxar antes de ir para a cama
Tome um banho quente, ouça música tranquila ou faça um pouco de ioga para relaxar a mente e o corpo.
9 - Escreva suas preocupações
Se você tende a se deitar na cama pensando em tudo o que  tem que fazer no dia seguinte, reserve um tempo antes de deitar para fazer planos para o próximo dia. O objetivo é evitar fazer essas coisas quando você está na cama, tentando dormir.
10 - Se não consegue dormir, levante-se
Se você não consegue dormir, não fique preocupado com isso. Em último caso, levante-se e faça algo que ache relaxante até sentir sono novamente, depois volte para a cama.

Se a falta de sono é persistente e afeta sua vida diária, procure um aconselhamento médico.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...