AD Sense assíncrono

sexta-feira, 28 de março de 2014

Exercícios para as dores dos blogueiros, ou de quem trabalha muito com computador.

Os usuários de computador, que passam grande parte do dia sentados, têm uma maneira fácil e efetiva de atenuar seu sedentarismo e suas dores corporais. Basta fazer alguns exercícios muito simples e rápidos.

Exercícios para dores de quem trabalha muito sentado
by Telma M.
Vimos em outro artigo os problemas de trabalhar sentado o dia inteiro, principalmente para os usuários de computador, como os blogueiros , por exemplo.
Vimos também, que é necessário tomar consciência da importância dos exercícios físicos para que esses problemas sejam diminuídos.
Vou dar umas dicas de como atenuar os problemas de  sedentarismo  dos usuários de computador.

Eu pesquisei exercícios fáceis e efetivos, de modo que pessoas não muito ligadas a esforços físicos consigam fazer e sentir estímulo para fazer mais.
São exercícios que dá para fazer no próprio local de trabalho sem muitos transtornos.

O objetivo final é fazer com que a necessidade exercícios vá aumentando gradativamente, e quem sabe surja uma vontade de começar a fazer pequenas caminhadas, e mais do que isso, haja prazer em caminhar pelo menos dois quilômetros por dia.

Antes de mostrar alguns exercícios é bom lembrar um detalhe importante: A respiração!
Dedicar atenção à respiração significa ingressar num estado de espírito especial, é como passar por um portal mágico e adquirir disposição para os exercícios!

A Respiração

Dedique alguns segundos a essa atividade. Sente-se confortavelmente no chão ou numa cadeira com as costas retas, braços relaxados sobre as coxas. Feche os olhos e comece a prestar atenção à sua respiração. Respire fundo, enchendo completamente os pulmões. Procure concentrar-se apenas na respiração e elimine todo o resto do mundo.

Trabalhar a respiração é o primeiro passo para um bom relaxamento


O Pescoço

1) Gire a cabeça para o lado esquerdo como se fosse olhar para trás, sem mover o resto do corpo, mova apenas a cabeça até onde conseguir. Volte à posição central, olhando para frente e gire para o lado direito.

Exercícios para relaxar o pescoço. Girando


2) Deite a cabeça sobre o ombro direito, lentamente, até onde conseguir alcançar, sem erguer o ombro. Volte à posição original e repita para o lado esquerdo.

Exercícios para o pescoço. Flexionando


Repita os exercícios duas a três vezes.
É provável que, no início, você ouça sons como se estivesse mastigando pedras. Isso é devido ao enrijecimento adquirido pela falta de exercícios. Com o tempo você irá perceber que os movimentos ficarão mais macios e os sons desaparecerão.

Os Pulsos

Flexione as mãos para baixo e para cima. Repita os exercícios de duas a três vezes.

Exercícios para os pulsos


As mãos e dedos

Primeiro tensione as mãos - Com a mão esquerda segure os dedos da mão direita. Empurre a mão esquerda.
Depois alongue – Com a mão esquerda puxe os dedos da mão direita. Depois troque as mãos e repita os movimentos.

Exercitando mãos e dedos


As Costas

Deite-se de costas no chão e mantenha os joelhos flexionados. Abrace os dois joelhos com ambos os braços e erga-os em direção ao peito. Repita os exercícios de duas ou três vezes lentamente.

Exercícios para relaxamento das costas


Os Joelhos

Deite-se de costas no chão e flexione um dos joelhos. Deixe a outra perna esticada no chão com o pé flexionado. Erga a perna a uma altura inferior ao joelho da perna flexionada. Conte até dez e troque de perna. Repita os exercícios de duas ou três vezes.

Exercitando os joelhos


Os Ombros

Em pé com os braços esticados ao longo do corpo erga um ombro de cada vez. Repita os exercícios duas ou três vezes.


Os Cotovelos

De pé, pernas ligeiramente afastadas, erga um dos braços e coloque a mão aberta nas costas, empurrando com a outra mão o cotovelo, até sentir seu limite, tentando alcançar a parte mais baixa das costas. Conte até dez. Repita com o outro braço. Repita os exercícios duas a três vezes.

Exercícios para os cotovelos


Faça esses alongamentos várias vezes ao dia. Eles são adequados para relaxar e aliviar a tensão e as dores.
Bibliografia: Devi, Indra - Hatha Ioga: Paz e Saúde – 3ª Ed. - Editora Civilização Brasileira S.A.


Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...