Vimos em outro artigo os problemas de trabalhar sentado o dia inteiro, principalmente para os usuários de computador, como os blogueiros , por exemplo.
Vimos também, que é necessário tomar consciência da importância dos exercícios físicos para que esses problemas sejam diminuídos.
Vou dar umas dicas de como atenuar os problemas de sedentarismo dos usuários de computador.
Vimos também, que é necessário tomar consciência da importância dos exercícios físicos para que esses problemas sejam diminuídos.
Vou dar umas dicas de como atenuar os problemas de sedentarismo dos usuários de computador.
Eu pesquisei exercícios fáceis e efetivos, de modo que pessoas não muito ligadas a esforços físicos consigam fazer e sentir estímulo para fazer mais.
São exercícios que dá para fazer no próprio local de trabalho sem muitos transtornos.
O objetivo final é fazer com que a necessidade exercícios vá aumentando gradativamente, e quem sabe surja uma vontade de começar a fazer pequenas caminhadas, e mais do que isso, haja prazer em caminhar pelo menos dois quilômetros por dia.
Antes de mostrar alguns exercícios é bom lembrar um detalhe importante: A respiração!
Dedicar atenção à respiração significa ingressar num estado de espírito especial, é como passar por um portal mágico e adquirir disposição para os exercícios!
A Respiração
Dedique alguns segundos a essa atividade. Sente-se confortavelmente no chão ou numa cadeira com as costas retas, braços relaxados sobre as coxas. Feche os olhos e comece a prestar atenção à sua respiração. Respire fundo, enchendo completamente os pulmões. Procure concentrar-se apenas na respiração e elimine todo o resto do mundo.
O Pescoço
1) Gire a cabeça para o lado esquerdo como se fosse olhar para trás, sem mover o resto do corpo, mova apenas a cabeça até onde conseguir. Volte à posição central, olhando para frente e gire para o lado direito.
2) Deite a cabeça sobre o ombro direito, lentamente, até onde conseguir alcançar, sem erguer o ombro. Volte à posição original e repita para o lado esquerdo.
Repita os exercícios duas a três vezes.
É provável que, no início, você ouça sons como se estivesse mastigando pedras. Isso é devido ao enrijecimento adquirido pela falta de exercícios. Com o tempo você irá perceber que os movimentos ficarão mais macios e os sons desaparecerão.
Os Pulsos
Flexione as mãos para baixo e para cima. Repita os exercícios de duas a três vezes.
As mãos e dedos
Primeiro tensione as mãos - Com a mão esquerda segure os dedos da mão direita. Empurre a mão esquerda.
Depois alongue – Com a mão esquerda puxe os dedos da mão direita. Depois troque as mãos e repita os movimentos.
As Costas
Deite-se de costas no chão e mantenha os joelhos flexionados. Abrace os dois joelhos com ambos os braços e erga-os em direção ao peito. Repita os exercícios de duas ou três vezes lentamente.
Os Joelhos
Deite-se de costas no chão e flexione um dos joelhos. Deixe a outra perna esticada no chão com o pé flexionado. Erga a perna a uma altura inferior ao joelho da perna flexionada. Conte até dez e troque de perna. Repita os exercícios de duas ou três vezes.
Os Ombros
Em pé com os braços esticados ao longo do corpo erga um ombro de cada vez. Repita os exercícios duas ou três vezes.
Os Cotovelos
De pé, pernas ligeiramente afastadas, erga um dos braços e coloque a mão aberta nas costas, empurrando com a outra mão o cotovelo, até sentir seu limite, tentando alcançar a parte mais baixa das costas. Conte até dez. Repita com o outro braço. Repita os exercícios duas a três vezes.
Faça esses alongamentos várias vezes ao dia. Eles são adequados para relaxar e aliviar a tensão e as dores.
Bibliografia: Devi, Indra - Hatha Ioga: Paz e Saúde – 3ª Ed. - Editora Civilização Brasileira S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário