AD Sense assíncrono

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Os benefícios do condicionamento físico na água. Natação e Hidroginástica.

Condicionamento físico todo mundo sabe que é importante. Conheça os benefícios de adquiri-lo dentro da água, com natação e hidro ginástica. Existem vantagens quando comparadas aos exercícios no solo.

Benefícios da Natação e Hidroginástica.
by Roberto M.
Hoje em dia, está mais do que comprovada a importância da atividade física para a manutenção da saúde do indivíduo, principalmente como método de prevenção de doenças cardiorrespiratórias, vasculares, ósseas, diabetes, etc. Sabemos que O bom condicionamento físico ajuda a prolongar a vida.
São vários os efeitos e benefícios fisiológicos advindos da prática regular de uma atividade física.
 
Dentre eles podemos destacar: redução da pressão arterial, controle do peso corporal e, consequentemente, da obesidade, melhoria da mobilidade articular, aumento da força muscular, melhoria da resistência física. Além disso, não podemos nos esquecer dos benefícios psicológicos e sociais que uma prática esportiva fornece.

Existem muitas maneiras de se fazer atividades físicas. Uma delas é fazê-las na água.
Os exercícios aquáticos são conhecidos como hidroginástica, mas alguns autores a chamam de aquaeróbica ou hidroróbica. Além disso, existe a natação propriamente dita.
Segundo estudo realizado pelo Dr. Bruce E. Becker do Rehabilitation Institute of Michigan, Detroit, USA, existem pelo menos cinco benefícios fisiológicos importantes associados ao condicionamento físico na água:

1 – O Empuxo diminui o peso

Existe uma força, conhecida como empuxo, que atua de baixo para cima, no sentido contrário ao da força da gravidade. Apesar da massa de um corpo ser a mesma, dentro ou fora da água, o peso é menor dentro d'água, pois o empuxo tem sentido contrário à gravidade, diminuindo o esforço ao carregar o corpo em questão. 

Na água até a altura do pescoço nosso corpo pesa apenas 10% do peso que tem fora da água. Por isso, a força do impacto nos ossos, juntas e músculos, que ocorre com exercícios no solo, é praticamente eliminada.

2 – A resistência da água fortalece

Devido à sua maior densidade, a resistência da água é muito maior do que a do ar. A imersão na água cria o equivalente a um halter multidirecional e facilmente ajustável. Quanto mais rápido você se movimenta pela água, maior esforço e fortalecimento você consegue.

3 – O coração funciona com maior eficiência

Quando nosso corpo está submerso até o pescoço e em repouso, o coração bombeia 32% mais sangue. Isso acontece porque a imersão concentra o suprimento de sangue ao redor do coração. O coração consegue bombear maior volume de sangue por batimento resultando em maior eficiência e melhor condicionamento cardíaco. 

A pressão da água, durante a imersão, força o sangue a fluir mais profundamente nos tecidos musculares resultando em maior oxigenação e mais rápida recuperação dessas camadas mais profundas de tecidos.

4 – Condicionamento da capacidade respiratória

A pressão da imersão também aumenta o trabalho de respiração em 60%, melhorando a capacidade respiratória do corpo.

5 – Massageamento dos músculos

A ondulação da água contra o tecido muscular cria o efeito de uma massagem recuperante que geralmente se prolonga por horas após a saída da piscina.

Artigos Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...