AD Sense assíncrono

terça-feira, 9 de abril de 2013

Nadar para combater o sedentarismo e manter a forma física.

A natação é um esporte que pode ser praticado por todos, sem limite de idade, altura, peso e finalidade. É um verdadeiro método anti-estresse para alívio das tensões do cotidiano. Nadar mantém a forma física, acaba com o sedentarismo e serve de terapia para vários problemas.

Natação, um esporte completo.
by Roberto M.
O sedentarismo é responsável pelo stress, pela obesidade e também pelo aumento da incidência de doenças coronarianas; causa sérios problemas à saúde do indivíduo e por isso é considerado um dos grandes males do mundo moderno. A única maneira de se combater o sedentarismo é através do exercício físico.
Praticar esportes regularmente é muito importante para melhorar a qualidade de vida. Além disso, ajuda quando se está fazendo um programa de emagrecimento.

Uma das maneiras mais agradáveis de se exercitar é praticar natação.
A natação é um dos esportes mais completos para a modelação do corpo e para manter a forma física de seus praticantes.
Centenas de músculos são movimentados; a respiração torna-se natural, sem esforço; calorias são consumidas, deixando o corpo em boa forma.

A natação desenvolve bem toda a musculatura, aumenta a capacidade cardio-respiratória e, através de seus exercícios aeróbicos, pode ajudar na velocidade de movimentos do corpo dentro e fora da água.
De acordo com especialistas, a natação se destaca entre outros esportes por não apresentar riscos de lesão, pois os movimentos são amenizados pela água.

Nadar é uma prática que pode ser utilizada como esporte de competição, como terapia, como condicionamento físico ou, simplesmente, como uma forma de relaxamento para aliviar o estresse do dia-a-dia.
Médicos têm indicado a natação para seus pacientes manterem a forma física ou como terapia de apoio ao tratamento fisioterápico.

Assim, pessoas com problemas musculares (distensão, tendinite, etc.), respiratórios (asma, bronquite) e de postura (coluna vertebral), entre outros, encontram na natação uma alternativa eficaz para, senão anular, pelo menos amenizar suas dificuldades.

Para as gestantes, a natação é bastante útil para fortalecer a musculatura envolvida no futuro parto. Há exercícios aquáticos específicos para que a mulher possa se preparar melhor e ela pode nadar estilos de nado livre e de costas, de acordo com o ritmo recomendado, até bem próximo da época do parto, seguindo sempre as orientações de seu médico.

Independente da idade, altura e peso, a natação é uma ótima maneira para se manter a forma.
É um esporte que pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária, desde crianças a adultos da terceira idade.

É recomendável, contudo, qualquer que seja a idade, sempre consultar um médico antes de iniciar a prática da natação (ou de qualquer atividade física) para certificar-se que está tudo em ordem com o organismo. Para os mais idosos essa visita ao médico é essencial.
Além da avaliação médica, é preciso levar em consideração também o tipo de atividade que cada um teve anteriormente, se praticou algum esporte ou se foi sedentário o tempo todo, para se estabelecer o ritmo inicial da natação.

MEDO DA ÁGUA

Nem sempre, porém, a natação é bem-vinda a todos. Há aqueles que têm receio de nadar ou demonstram insegurança no contato com a água da piscina, seja lá qual for a idade.
Nestes casos, alguns exercícios, com acompanhamento especializado, podem ajudar. As caminhadas na água, exercícios de respiração, relaxamento e flutuação são indicados para se trabalhar o medo da água.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...