AD Sense assíncrono

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Calorias no álcool. A bebida alcoólica faz você engordar?

Cada grama de álcool contem 7 calorias. Quando elas não são consumidas para produzir energia são acumuladas como gordura. Descubra quantas calorias estão contidas em cada uma de suas bebidas alcoólicas. Obtenha algumas dicas sobre como evitar o ganho de peso.

Ilustração mostrando um pinguim gordinho, segurando uma garrafa, com a barriga indicando um nível elevado de álcool e se perguntando se a bebida alcoólica engorda.
by Roberto M.
Você sabia que uma simples taça de vinho pode conter tantas calorias como um pedaço de chocolate? E que uma lata de cerveja tem aproximadamente a mesma quantidade de calorias que um pacote de batatas fritas?
Na Inglaterra, uma pesquisa mostrou que uma pessoa que bebe medianamente chega a consumir 2.000 Kcal por mês somente devido ao álcool das bebidas que consome.
Beber dois litros de cerveja por semana acrescenta cerca de 44.200 Kcal em um ano, o equivalente a comer 221 donuts.

Muitos bebedores adicionam, ainda, à sua quantidade de calorias consumidas, os petiscos tais como, batatas fritas, amendoins, nozes ou qualquer outro tipo de salgadinho que acompanha a sua bebida.
Uma noitada de consumo de bebidas é, geralmente, seguida por um café da manhã generoso para ajudar a lidar com a ressaca, e isso, por sua vez, ajuda a aumentar os seus “quilinhos”. Se for para uma lanchonete comer hambúrguer com fritas ao invés do tradicional cafezinho em casa, pode adicionar um extra de 450 Kcal na contagem das calorias da noite anterior.

Em outra postagem, mostrei que os efeitos do álcool sobre a saúde dependem da quantidade de bebida que se ingere e que não há nível seguro de consumo. Dependendo da quantidade de álcool consumida existem riscos classificados como baixo, médio e alto pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quem quiser relembrar a as quantidades de álcool recomendadas pela OMS para cada grau de risco pode reler “Os malefícios da bebida em excesso. Os graus de risco do álcool.”.

Com o avanço das pesquisas, alguns parâmetros foram acrescentados às recomendações descritas na postagem citada acima e isso pode ser relembrado relendo “Novos parâmetros sobre consumo de álcool são divulgados na Inglaterra.”.
Ao ler essas duas postagens pode-se notar que os parâmetros são definidos em doses de álcool. Mas o que é uma dose de álcool? Essa dúvida será dirimida ao ler “Definindo Dose de álcool. Calculando a quantidade de álcool das bebidas alcoólicas.

Citei essas três postagens, simplesmente, para dar base ao seguinte ponto: quem bebe regularmente mais do que o recomendado (e é sobre essas recomendações que os artigos falam) pode ter um impacto perceptível no aumento de sua cintura. Além, é claro, de outros problemas de saúde menos óbvios, mas até mais graves.
Muitas mulheres não percebem que duas taças grandes de vinho branco não só as coloca acima do limite diário recomendado para o consumo regular de álcool, mas também fornece quase 20% de sua ingestão diária recomendada de calorias, aproximadamente 370kcal no total.

A maioria das pessoas hesitaria em consumir um copo cheio de creme de leite, mas não pensaria duas vezes sobre o conteúdo calórico de um par de latas de cerveja. Acontece, que o conteúdo calórico é semelhante e, ao longo do tempo, a ingestão de álcool em excesso pode, facilmente, contribuir para o ganho de peso.

Vinho, cerveja, cidra, bebidas destiladas e todas as nossas bebidas favoritas são feitas de amido natural e açúcar. A fermentação, e a destilação para determinadas bebidas, são utilizadas para produzir o teor de álcool.
Isso ajuda a explicar por que o álcool contém tantas calorias - sete calorias por grama na verdade, quase tantas calorias quanto em um grama de gordura.

Algumas Dicas para evitar o ganho de peso

Para reduzir as chances de ganhar peso ao beber álcool, siga estas dicas da Fundação Britânica de Nutrição:
1 - Homens e mulheres são aconselhados a não beber, regularmente, mais de 14 doses por semana, o que equivale a sete latas de cerveja pilsen ou 10 pequenas taças de vinho com baixo teor alcoólico.
2 - Alternar uma bebida alcoólica com um copo de água - isso irá ajudar a impedir a desidratação.
3 - Não beber com o estômago vazio. Se você for petiscar ao beber, opte por uma opção mais saudável - escolha um sanduíche natural em vez de batatas fritas.

4 - Saia para beber já jantado, assim não haverá a tentação de comer opções menos saudáveis.
5 - Beber em rodadas pode significar beber mais do que você pretende. Opte por sair do jogo e beba no seu próprio ritmo.
6 - Tente diminuir o número de doses juntamente com um amigo, haverá maior propensão de atingir a meta se existir apoio moral.

7 - Regule-se tomando pequenos goles.
8 - Lembre-se sempre, bebidas alcoólicas sozinhas não causam, automaticamente, o aumento de peso e a “barriguinha”. Tenha em mente que elas adicionam mais calorias à sua dieta, por isso essa associação com o aumento de peso. Se você estiver ciente deste aumento e balancear tudo o que você consome, você não vai engordar.


Quantas calorias tem sua bebida?

Com uma lata de cerveja tendo a mesma quantidade de calorias que um pacote de batatas fritas e uma garrafa padrão de bebida ice o mesmo que três biscoitos doces veja abaixo um quadro contendo as calorias do álcool existentes em algumas bebidas alcoólicas.

Bebida
Calorias (kcal)
1 Lata de cerveja pilsen (400ml)
147
1 Copo de chopp (400ml)
180
1 Lata de cerveja preta (400ml)
170
1 Lata de cerveja larger (400ml)
215
1 Taça de vinho tinto (175ml)
126
1 Taça de vinho branco (175 ml)
178
1 Taça de vinho do Porto (50 ml)
65
1 Copo de caipirinha (250 ml)
300
1 Taça de licor (50ml)
118
1 Dose de uísque (50 ml)
120
1 Dose batida de frutas (50 ml)
504
1 Garrafa de bebida ice (350 ml)
237
1 Dose de cachaça (50 ml)
207

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...