AD Sense assíncrono

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Os vários tipos de Diabetes: Tipo 1, Tipo 2 e Gestacional.

Existem diferentes tipos de diabetes, que são diferentes devido ao seus sintomas, complicações e tratamento. Conheça quais são cada um desses tipos e suas principais características.

Ilustração mostrando os vários tipos de diabetes millitus: o tipo 1, o tipo 2, o gestacional e o pré-diabetes.
by Roberto M.
Diabetes é uma condição ao longo da vida que faz com que o nível de açúcar no sangue de uma pessoa torne-se demasiadamente elevado.
O hormônio insulina – produzido pelo pâncreas - é responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue.
No artigo “O Diabete. Noções para entender melhor” demos uma ideia generalizada sobre a doença.
Hoje vamos tentar avançar um pouco e falar mais sobre os vários tipos de diabetes que existem.

Existem diferentes tipos de diabetes, que são diferentes devido ao seus sintomas, complicações e tratamento.

Basicamente existem três tipos principais de diabetes:

1 - Diabetes Mellitus Tipo 1 - quando o pâncreas não produz insulina.
O diabetes tipo 1 é uma doença metabólica crônica caracterizada por uma deficiência de insulina, a qual é determinada pela destruição das células produtoras de insulina do pâncreas. Este processo, mediado pelo sistema imunológico, ocasiona um quadro permanente de hiperglicemia. que, invariavelmente, leva a uma necessidade de reposição insulínica exógena, ou seja, de origem externa.

2 - Diabetes Mellitus Tipo 2 – quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina.
O diabetes tipo 2 pode ser ocasionado por um defeito na produção e secreção da insulina pelo pâncreas produzindo quantidades insuficientes e/ou por um problema nos receptores, dificultando a sua utilização. Este último caso é particularmente conhecido como resistência insulínica. Geralmente ocorre após os 30 anos de idade, é mais frequente entre os 50 e 60 anos, porém nos últimos anos tem se notado um grande aumento entre indivíduos mais jovens.
Leia sobre o diabetes tipo 2 em “Entendendo o Diabetes Mellitus Tipo 2”.

3 – Diabetes Mellitus Gestacional - ocorre em algumas mulheres grávidas e tende a desaparecer após o nascimento.
O diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer fase da gravidez, mas é mais comum na segunda metade. Ele ocorre se o corpo não consegue produzir insulina suficiente para atender as necessidades suplementares de gravidez.
Leia sobre o diabetes gestacional em “Entendendo o Diabetes Mellitus Gestacional”.

4 - Há ainda um outro tipo, o diabetes insipidus, que apresenta sintomas semelhantes ao diabetes mellitus, mas não provoca alteração na quantidade de açúcar no sangue.
Isto acontece devido a alterações no sistema nervoso ou nos rins, que reduzem a produção de hormônio antidiurético, fazendo com que o paciente sinta muita vontade de beber água e urinar.
Leia sobre o diabetes insípidus em “Entendendo o Diabetes Insípidus”.

5 – Existe também um termo muito utilizado hoje em dia e que quase ninguém sabe o que significa, é o termo Pré- Diabetes. O termo pré-diabetes é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2. Obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídios estão no grupo de alto risco.
Leia sobre o pré-diabetes em “Saiba o que é o Pré-Diabetes

Os diferentes tipos de diabetes devem ser diagnosticados e tratados adequadamente por um médico endocrinologista.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...