quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os sintomas da Demência. Quais são os sinais das doenças mentais.

Demência não é uma doença específica, mas sim um conjunto de sintomas que resultam em danos para o cérebro. Conheça os indícios dos vários tipos de demência.

Conjunto de sintomas que danificam o cérebro produzindo demência
by Roberto M.
Já vimos, em outro artigo, o que é a demência e como ela aparece nas pessoas.
Tivemos oportunidade, também, de discorrer sobre os diferentes tipos de demência e quais as causas de cada tipo de doença mental. Quem quiser relembrar, é só clicar nos respectivos links.
Hoje vamos tratar dos sintomas que acometem os pacientes dos diferentes tipos de demência.

Estes sintomas podem ser causados por uma série de condições. A velocidade com que eles se desenvolvem, ou pioram, dependerá das circunstâncias de cada pessoa em particular, ou seja, de sua saúde geral, de sua atividade e, principalmente, de qual tipo de demência foi acometida.

Em resumo, isso significa o seguinte: as experiências e os sintomas da demência podem variar muito de pessoa para pessoa.
Sem contar, ainda, que algumas pessoas podem apresentar mais do que um tipo de demência ao mesmo tempo. Por exemplo, há pacientes que têm a doença de Alzheimer e a demência vascular simultaneamente.
Como já vimos anteriormente, a causa mais comum de demência é a doença de Alzheimer. Mas vamos aos sintomas de cada uma delas.

Os sintomas do mal de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença progressiva, o que significa que os sintomas se desenvolvem gradualmente e se tornam mais graves com o decorrer dos anos.
Os primeiros sinais de doença de Alzheimer são, em geral, pequenos problemas de memória, principalmente com a lembrança de fatos recentes, como esquecer nomes de pessoas, lugares e objetos.

À medida que a doença se desenvolve, os problemas de memória vão se tornando mais graves e perguntas repetitivas começam a ser feitas, além de outros sintomas que começam a aparecer, tais como:
– Crescentes dificuldades com tarefas e atividades que exigem organização e planejamento.
– Confusão e desorientação em ambientes não familiares.
– Dificuldade de encontrar as palavras certas nos diálogos e discursos.
– Dificuldade com números, contas e movimentação de dinheiro.
– Mudanças de personalidade e de humor, tais como: tornar-se agressivo, exigente e desconfiar das pessoas ao redor, mesmo dos mais íntimos.
– Problemas de movimentação sem a ajuda de outros.
– Depressão.
– Alucinações (ver coisas que não existem) e delírios (acreditar em coisas que não são verdadeiras).

Os primeiros sintomas de demência são, geralmente, leves e podem agravar-se de forma muito gradual. Isto significa que tanto a pessoa com mal de Alzheimer como aqueles ao seu redor podem não notar estes sinais ou não dar importância a eles por algum tempo.

Além disso, as pessoas com mal de Alzheimer, por vezes, não reconhecem que eles têm quaisquer sintomas, ou seja, não têm consciência dos problemas de memória, das dificuldades, das mudanças de humor, etc.
Por esta razão, se existe alguma preocupação com as dificuldades de memória, é importante conversar com um médico o mais cedo possível.
Em um outro artigo falarei mais sobre a doença de Alzheimer.

Os sintomas da doença de Alzheimer são bastante comuns, também, em todas as outras formas de demência. No entanto, alguns tipos de demência têm algumas características distintas. Vamos explicá-las abaixo.

Os sintomas de demência vascular

Além dos sintomas acima, a demência vascular tem alguns sintomas distintos.
Nesse tipo de demência, por vezes, os sintomas podem se desenvolver de repente e piorar rapidamente, embora, possam também, se desenvolver gradualmente ao longo de muitos meses ou anos.
Pessoas com demência vascular podem experimentar todos os sintomas de um AVC, incluindo fraqueza muscular ou paralisia de um dos lados do corpo.
Em outro artigo falarei mais sobre a demência vascular.

Os sintomas de demência com corpos de Lewy

Quem tem demência com corpos de Lewy compartilha muitos dos sintomas da doença de Alzheimer e, tipicamente, podem apresentar o seguinte:
– períodos de vigília e sonolência ou flutuação dos níveis de confusão
– alucinações visuais
– movimentos físicos mais lentos
Em outro artigo falarei mais sobre a demência com corpos de Lewy.

Os sintomas da demência frontotemporal

Os primeiros sintomas da demência frontotemporal, tipicamente, incluem mudanças na emoção, personalidade e comportamento.
Por exemplo, alguém com este tipo de demência pode tornar-se menos sensível às emoções que pessoas normais, talvez parecendo uma pessoa fria e insensível.
Pode, também, perder algumas de suas inibições, levando a um comportamento que está fora dos padrões normais, como fazer comentários sem tato ou inapropriados.
Algumas pessoas com demência frontotemporal, também, têm problemas de linguagem. Isso pode incluir o não falar, falar menos do que o normal ou ter problemas para encontrar as palavras certas.
Em outro artigo falarei mais sobre a demência frontotemporal.

Os sintomas da demência precoce ou esquizofrenia

A esquizofrenia, ou demência precoce, é uma condição de doença mental que faz com que uma série de diferentes sintomas psicológicos apareçam, tais como:
– alucinações (ouvir e ver coisas que não existem)
– delírios (crer em coisas incomuns que não têm base na realidade e contradizem as evidências)
– pensamentos confusos com base nas alucinações e delírios
– mudanças no comportamento.

Mudanças no pensamento e comportamento são os sinais mais evidentes de esquizofrenia, mas as pessoas podem experimentar sintomas de diferentes maneiras.
Os sintomas de esquizofrenia geralmente são classificados em duas categorias: positiva ou negativa.

Os sintomas positivos representam uma mudança de comportamento ou pensamentos, tais como alucinações ou delírios.
Os sintomas negativos representam uma retirada ou falta de função que você normalmente esperaria ver em uma pessoa saudável. Por exemplo, as pessoas com esquizofrenia, muitas vezes aparecem sem emoção e apática.
Em outros artigos, falarei, especificamente, da esquizofrenia e seus sintomas.

No próximo artigo, para que esse não fique longo demais, falarei sobre os sintomas gerais da demência em estágios mais avançados das doenças. Acompanhem.
             2) Sintomas da Demência – NHS Choices.
             3) Sintomas da Esquizofrenia - NHS Choices

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...