by Roberto M.
Já vimos, anteriormente, o que é a demência e, também, quais são os diferentes tipos de demência. Quem quiser relembrar, é só clicar nos links.
No artigo anterior falamos sobre os sintomas das doenças mentais e, hoje, para complementá-lo, vamos comentar sobre como alguns desses sintomas evoluem, nas fases mais adiantadas dessas doenças.
A demência, geralmente, é progressiva. Isso significa que os sintomas se desenvolvem gradualmente e vão piorando com o decorrer do tempo. No início, são apenas pequenos problemas de memória que, com a progressão, podem fazer com que as dificuldades de comunicação e a perda de memória se tornem extremamente graves. Nos estágios mais avançados, a pessoa tende a negligenciar a sua própria saúde e necessitar de cuidados e atenção constantes.
Vamos ver, genericamente, o que acontece com alguns dos sintomas dos quadros de demência, quando ela se encontrar em fases mais evoluídas.
Sintomas de memória na demência avançada
Pessoas com demência avançada podem não reconhecer familiares e amigos, poderão não se lembrar de onde vivem ou saber onde estão. Podem, também, ficar impossibilitados de compreender informações simples, realizar tarefas básicas ou seguir instruções.
Problemas de comunicação na demência avançada
É comum as pessoas com demência terem, cada vez mais, dificuldade de falar e elas podem, eventualmente, perder a capacidade de falar completamente. É de suma importância a tentativa da continuidade de comunicação com esses doentes. Talvez seja necessária a utilização de outros meios, não-verbais, de comunicação, tais como expressão, toque e gestos.
Em outro artigo falarei mais sobre problemas de comunicação na demência.
Problemas com a mobilidade na demência avançada
Muitas pessoas com demência tornam-se, gradualmente, menos capazes de se mover sem a ajuda de terceiros e podem parecer, cada vez mais, desajeitados ao realizarem as tarefas diárias. Algumas pessoas podem, eventualmente, ser incapazes de andar e podem acabar imobilizadas em um leito.
Em outro artigo falarei mais sobre a mobilidade na demência.
Problemas de Incontinência na demência avançada
Incontinência urinária é comum em estágios mais avançados da demência e algumas pessoas também vão experimentar incontinência intestinal.
Problemas de nutrição e alimentação na demência avançada
Perda de apetite e perda de peso são comuns nos estágios mais avançados de demência. É importante que as pessoas com demência obtenham ajuda na hora das refeições para garantir que comam o suficiente. Muitas pessoas têm problemas para comer ou engolir e isso pode levar a asfixia, infecções respiratórias e outros problemas.
Em outro artigo falarei mais sobre alimentação e nutrição na demência
Agora, já temos uma pequena noção de todos os sintomas, que acometem os pacientes, nos diferentes tipos de demência, inclusive nas fases mais avançadas. No próximo artigo vamos falar sobre o diagnóstico da demência. Acompanhem.
Fontes: 1) Alzheimer's Society
Artigos Recomendados:
- O que é Demência e como ela aparece. Nem toda demência é causada pela doença de Alzheimer.
- Os diferentes tipos de demência. Quais as causas de cada tipo de doença mental.
- Os sintomas da Demência. Quais são os sinais das doenças mentais.
- Como proceder com idosos acamados e com escaras.
- Fibromialgia ainda não tem cura. O melhor remédio é a Atividade Física.
- Endoscopia digestiva recente impede a doação de sangue. Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário