AD Sense assíncrono

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Transtorno Bipolar: 9 maneiras de gerenciar melhor essa doença.

De dietas alimentares e exercícios físicos a informações sobre viagens, veja aqui várias estratégias para manter o transtorno bipolar sob controle. Além da medicação, um estilo de vida saudável é muito importante para os portadores desse distúrbio.

Transtorno Bipolar, a psicose maníaco-depressiva.
by Roberto M.
Antigamente, o transtorno bipolar era conhecido como “psicose maníaco-depressiva”, uma séria condição de saúde mental (doença psiquiátrica) onde existe uma alternância de períodos de depressão e de hiper-excitabilidade ou mania, ou seja, períodos de humor anormalmente elevado, muitas vezes acompanhado por sentimentos de euforia, são intercalados com episódios de depressão.

Na fase de euforia ou mania, o indivíduo apresenta modificações na forma de agir, pensar e sentir, vivendo num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes, compulsivos e perigosos, sem levar em conta o mal que podem vir a causar.
Pessoas com transtorno bipolar, em geral, precisam ser tratadas com estabilizadores de humor e outras medicações. Entretanto, a manutenção de um estilo de vida saudável, também é muito importante.

Alimentar-se corretamente, ter horários de sonos regulares e outros hábitos saudáveis podem ajudar as pessoas com transtorno bipolar a gerir melhor sua doença.
Vamos listar aqui, algumas estratégias e dicas que ajudarão a manter o transtorno bipolar sobre controle.

1 - Tome seus remédios corretamente.

Consuma sua medicação, todos os dias, como prescrito pelo seu médico. Siga à risca a prescrição.
No geral, uma em cada três pessoas (33%) ficam completamente livres dos sintomas do transtorno bipolar consumindo, por toda a vida, estabilizadores de humor, tais como carbamazepine ou lítio.

2 – Faça exercícios físicos diários.

Atividade física moderada por 30 minutos diários pode ajudar no controle das mudanças ou oscilações de humor.

3 – Alimente-se com uma dieta equilibrada.

Certifique-se que você está recebendo todas os nutrientes que precisa. Comer as refeições em horários regulares irá ajudar a estabelecer uma redução do estresse na rotina diária.

4 – Cuidados ao viajar para outros fusos horários

Se você está planejando fazer viagens longas, é recomendável consultar seu médico antes de sair. Viajar para outros fusos pode interromper ou modificar a agenda correta dos medicamentos. Isso pode desencadear um episódio maníaco.

5 - Dormir a mesma quantidade de horas todas as noites.

Alterações em seus padrões do sono, por vezes, podem desencadear um episódio maníaco ou depressivo. Procure sempre manter a mesma hora para deitar e a mesma hora para levantar. Não varie esses horários mais do que uma hora.

6 - Evite álcool e drogas ilegais.

Mesmo uma pequena dose de bebida pode perturbar o seu o sono, mudar o seu humor, ou interferir no efeito dos seus medicamentos. Isso tudo pode piorar os sintomas ou mesmo desencadear um episódio de euforia ou depressão.

7 - Reduzir o stress no trabalho e em casa

Tente manter horários regulares de trabalho para que o stress não provoque episódios de depressão ou de hiper-excitabilidade ou mania. Se o estresse no trabalho ou em casa for um problema comum, é recomendável procurar aconselhamentos para diminuí-lo. É importante programar algum lazer no seu dia a dia. Mesmo que seja apenas por um curto período. Inclua nesses períodos as atividades sociais.

8 - Limite a cafeína e a nicotina durante os episódios maníacos

A cafeína e a nicotina atuam como estimulantes, o que pode piorar os sintomas. Além disso, o excesso de cafeína pode mudar seus hábitos de sono.

9 – Sempre procurar tratamento médico especializado.

O tratamento imediato vai ajudar você a gerenciar de forma proativa os sintomas de um episódio depressivo ou maníaco e evitar interrupções negativas no seu modo de vida.
Frequentemente você não percebe os primeiros sinais ou sintomas dos episódios, então, “gaste” um tempo para ensinar as pessoas mais próximas a detectar esses sinais e sintomas. Elas podem alertá-lo quando perceberem uma mudança que sugere o início de um episódio de humor. Mostre-lhes que você aceita esse “feedback”. Não se esqueça de levá-las a sério. Se você conseguir, é lógico.
Fonte: Site Health -  9 Ways to Control Bipolar Disorder 

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...